Belgian Dubbel – O estilo que teve origem no Mosteiro da Westmalle
Agora que caminhamos lentamente para o Outono, decidimos trazer o estilo Belgian Dubbel, para começar aquecer os dias que começam a ficar mais curtos e mais frescos. Este estilo que teve origem na abadia Trapista de Westmalle na Bélgica, foi apresentado ao público a primeira vez em 1856. De referir que a cerveja atualmente segue à regra a receita de 1926, tendo sido a primeira Belgian Dubbel moderna.
O estilo é definido como uma Brown Ale, moderadamente doce e levemente amarga, de corpo denso com um frutado pronunciado com característica de cereais.
O Beer Judge Certification Program (BJCP) define o estilo como uma ale Trapista de profunda cor vermelha acobreada, moderadamente forte, maltada, complexa e com ricos sabores mesclados de malte, ésteres de frutas escuras ou secas e leve álcool que terminam com um final bastante seco.
Nos aromas, são complexos e ricamente doces de malte, possivelmente com notas de chocolate, caramelo e/ou tostado (mas nunca sabores torrados ou queimados).
Com uma cor castanho-escura acobreada, tem uma atraente profundidade avermelhada.
Assim como nos aromas, apresenta as mesmas qualidades semelhantes dos sabores, complexos sabores a malte que embora ricamente doce no palato, termina moderadamente com um final seco. Sabores de passas são comuns; sabores de frutas secas são bem-vindos assim como cravo ou pimenta picante. O balanço é sempre em direção ao malte. Com amargor médio-baixo que não é persistente no final de boca – no retrogosto.
É aceitável um baixo sabor de lúpulo condimentado, floral ou herbal (opcional e geralmente não presente).
Sensação na Boca: corpo médio a elevado. Carbonatação média-alta, que pode influenciar a perceção do corpo. Baixo teor alcoólico, suave, nunca quente ou solvente.
A maioria dos exemplos comerciais estão na faixa entre os 6% a 8% ABV
Confere aqui a nossa oferta das Belgian Dubbel disponíveis na nossa cervejaria:
https://guldendraak.pt/categoria/cervejas-belgas-e-internacionais/belgian-dubbel/
Deixe um comentário