Belgian Dubbel – O estilo que teve origem no Mosteiro da Westmalle

Belgian Dubbel – O estilo que teve origem no Mosteiro da Westmalle

Agora que caminhamos lentamente para o Outuno, decidimos trazer o estilo Belgian Dubbel, para começar aquecer os dias mais frescos que começam a surgir. Este estilo que teve origem na abadia Trapista de Westmalle na Bélgica, foi apresentado ao público a primeira vez em 1856. De referir que a cerveja actualmente segue à regra a receita de 1926, tendo sido a primeira Belgian Dubbel moderna.

O estilo é definido como uma Brown Ale, moderadamente doce e levemente amarga, de corpo denso com um frutado pronunciado com característica de cereais.

Beer Judge Certification Program (BJCP) define o estilo como uma ale Trapista de profunda cor vermelha acobreada, moderadamente forte, maltada, complexa e com ricos sabores mesclados de malte, ésteres de frutas escuras ou secas e leve álcool que terminam com um final bastante seco.

Nos aromas, são complexos e ricamente doces de malte, possivelmente com notas de chocolate, caramelo e/ou tostado (mas nunca sabores torrados ou queimados).

Com uma cor castanha escura acobreada, tem uma atraente profundidade avermelhada.

Assim como nos aromas, apresenta as mesmas qualidades semelhantes dos sabores, complexos sabores a malte que embora ricamente doce no palato, termina moderadamente com um final seco. Sabores de passas são comuns; sabores de frutas secas são bem-vindos assim como cravo ou pimenta picante. O balanço é sempre em direcção ao malte. Com amargor médio-baixo que não é persistente no final de boca – no retrogosto.

É aceitável um baixo sabor de lúpulo condimentado, floral ou herbal (opcional e geralmente não presente).

Sensação na Boca: corpo médio a elevado. Carbonatação média-alta, que pode influenciar a percepção do corpo. Baixo teor alcoólico, suave, nunca quente ou solvente.

A maioria dos exemplos comerciais estão na faixa entre os 6% a 8% ABV

Confere aqui a nossa oferta das Belgian Dubbel disponíveis na nossa cervejaria:

https://guldendraak.pt/categoria/cervejas-belgas-e-internacionais/belgian-dubbel/

Partilhe este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

18 + dezasseis =


× Bem-vindo, precisas de ajuda?