Gulden Draak Bierhuis

Gulden Draak BierHuis Porto

Sobre Nós

Inaugurada a 9 de Fevereiro de 2018, foi a primeira cervejaria Gulden Draak em Portugal e a segunda no Mundo, a seguir a Praga, na República Chega.
Com 12 cervejas na pressão e mais de 180 rótulos de cerveja faz desta a cervejaria com maior oferta a nível nacional.
A nossa missão é trazer e dar a conhecer o que melhor existe no universo cervejeiro e que se faz maioritariamente na Bélgica – já que é considerada por muitos a melhor escola cervejeira do mundo – assim como também outras cervejas nacionais & internacionais.
O nosso Objetivo é ainda mais simples – Sermos mais e melhor por o que somos apaixonados – cerveja.

História

Remonta a 1974

A história da cervejaria responsável pela Gulden Draak – Van Steenberge – remonta a 1784, na cidade Ertvelde, na Bélgica. Jean Baptise De Bruin fundou a cervejaria DE PEER. De Bruin casou-se com Angelina Schelfaut, que deu continuidade à cervejaria após a morte do seu marido. Após a morte de Angelina, foi o seu primo, Jozef Schelfaut que assumiu a liderança da cervejaria. A sua filha, Margriet, casou-se com Paul Van Steenberge, professor de microbiologia na escola Cervejeira de Ghent – onde trabalhou como aluno de Louis Pasteur – O Descobridor do processo de pasteurização, que revolucionou o fabrico do leite, vinho assim como da cerveja.

Van Steenberge assumiu um papel importante na história da cervejaria, dado ter sido o responsável pelo lançamento de uma série de cervejas bem sucedidas como Bios Bourgogne ou a Leute Bock – que sobreviveu até aos nossos dias.

Após a sua morte em 1962, foi o seu filho Jozef Van Steenberge – nascido em 1914 – que assumiu o comando da cervejaria, direccionando a produção para cervejas de alta fermentação de elevada qualidade, abandonando a casa de produção de malte e os campos de extracção do lúpulo plantados pelo seu pai, optando por adoptar uma política de compras de matérias-primas com especificações muito rigorosas.

A GAMA

Em 1978

Decorria o ano de 1978, quando a cervejaria adquiriu a receita da cerveja dos frades de Augustin, que fabricavam a sua cerveja no seu mosteiro em Ghent. A receita original foi ajustada em Ertvelde, até que em 1982 é lançado no mercado, sendo um sucesso instantâneo e que continua a ser uma das principais cervejas de referência produzidas pela Cervejaria. A gama é completada com outras cervejas de alta fermentação, como a Piraat em 1982 e a Gulden Draak em 1986. Foram apostas assertivas, dado que no início dos anos oitenta, o mercado de cervejas especiais com alta percentagem de álcool era bastante limitado.

Em 1990, Paul Van Steenberge, filho de Jozef, assume a empresa, começando por construir uma nova sala de fabricação totalmente automatizada com uma instalação informatizada de enchimento de barril, uma instalação de purificação de água e uma nova estrutura de engarrafamento. A afluência do mercado nacional Belga, foi um importante estimulante para prospecção e crescimento no exterior.

Em 1998, o primo de Paul Van Steenberge, Jef Versele pertencente à 7ª geração da família cervejeira – atual CEO da Van Stennberge – reforçou a equipa da Cervejaria, sendo o responsável pela crescimento e aumento na exportação até 60%, para mercados como EUA, Holanda e Itália.

Gulden Draak BierHuis Porto

Conhece o nosso espaço

A NOSSA COMIDA

Os melhores sabores para a melhor cerveja

× Bem-vindo, precisas de ajuda?