“Toda cerveja Trapista é de Abadia, mas nem toda cerveja de Abadia é Trapista!”

“Toda cerveja Trapista é de Abadia, mas nem toda cerveja de Abadia é Trapista!”

 

            As cervejas Trapistas são cervejas produzidas de acordo com as premissas religiosas dos monges beneditinos da Ordem Cisterciense da Estrita Observância, fundada em 1100.  Não sendo considerado um estilo Cerveja, mas sim uma Cerveja de Denominação de origem controlada, a 9 de Dezembro de 1997 foi criada a International Trappist Association (ITA) – com o principal objectivo de proteger e garantir que todas as cervejas que ostentam este título – assim como todos os outros produtos fabricados por monges – obedeçam às premissas da Ordem Cisterciense:

  • A cerveja deve ser fabricada dentro dos muros de um mosteiro Trapista, pelos próprios monges ou sob sua supervisão;
  • A cervejaria tem de ser de importância secundária dentro do mosteiro e deve seguir práticas de negócios adequadas ao modo de vida monástico;
  • A cervejaria não se deve tornar-se como uma Empresa . Os lucros devem ser usados apenas para cobrir o custo de vida dos monges, a manutenção dos edifícios e terrenos do mosteiro, sendo que o excedente deverá ser doado para instituições de caridade, trabalho social e auxílio de pessoas necessitadas.

Das milhares de cervejas produzidas por todo o mundo, apenas 13 mosteiros levam o selo de autenticidade de cerveja Trapista na produção – ATP ( Autentic Trappist Product). 12 na Europa e um na América do Norte. Esses mosteiros estão distribuídos pela Bélgica: Rochefort – o mosteiro mais antigo – Achel, Orval, Chimay, Westvleteren, Westmalle; Holanda: La Trappe, Zundert; Áustria: Stift Engelszell; Itália: Tri Fontaine Inglaterra: Mount St. Bernard; Espanha – Cardenã – e nos Estados Unidos da América: Spencer.  Todas estas trapistas, pertencem à família das Ale, que se agrupam à Sub-Categoria das Belgian Strong Ale, sendo que os estilos mais presentes nas trapistas são:  Trappist Single ou Pater; Belgian Dubbel; Belgian Tripel; Belgian Strong Dark Ale ou Quadruple.

Confere aqui as cervejas trapistas disponíveis

Belgian Dubbel

Belgian Tripel

Belgian Quadruppel

Belgian Witbier

 

 

Partilhe este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

quinze + dois =


error: Content is protected !!
× Bem-vindo, precisas de ajuda?