Torre de Belfort

Gulden Draak Bierhuis Porto - cervejaria online

Torre de Belfort

A torre imponente que define o horizonte e simboliza a independência da cidade.

A torre de Belfry destaca-se com os seus 91 metros de altura e um dragão dourado no topo da Torre sendo uma das três torres medievais que caracterizam o antigo centro da cidade de Ghent, juntamente com a Catedral de São Bravo e a Igreja de São Nicolau, que pertencem ao Patrimônio Mundial da UNESCO.

A construção desta torre começou em 1313 após um projeto de Jan Van Haelst, permanecendo ainda conservados no Museu da Cidade de Ghent os desenhos originais da construção. Entre guerras, pragas e turbulências políticas, foram necessários 67 anos para concluir esta obra, em 1380. Foi no ano de 1382 em que o dragão Dourado foi trazido para a cidade de Ghent e colocado no topo da Torre de Belfort. Segundo a lenda, o dragão dourado apareceu pela primeira vez na proa de um navio Norueguês, com o qual o rei Sigrid Magnusson partiu numa cruzada em 1111. Ele ofereceu a estátua ao imperador de Constantinopla (atualmente Istambul) para colocá-lo na cúpula da Basílica de Aya Sophia.

Cerca de cem anos depois, o primeiro imperador latino de Constantinopla, o conde de Flandres Baldwin IX, gostou tanto do dragão dourado, que ordenou a mudança do dragão para as regiões belgas, acabando nas mãos de Bruges até ao ano de 1382, ano que ocorreu a batalha de Beverhout. Nesta batalha entre os habitantes de Bruge e Ghent, os habitantes de Ghent levaram o dragão como saque de guerra e colocaram-no no topo da Torre de Belfry, representando a liberdade, independência e o poder da cidade, permanecendo sempre até aos dias de hoje.

O nome Gulden Draak significa dragão dourado, tendo sido nesta estátua colocada no topo da torre do Relógio da cidade de Ghent que a cervejaria Van Steenberge se inspirou para dar o nome à magnífica cerveja que todos conhecemos ou deveríamos conhecer.

 

PEQUENA CURIOSIDADE:

Utilizado inicialmente apenas para fins religiosos, o sistema de sinos nesta torre acabou por ganhar importância e reger a vida diária da cidade, já que o toque dos sinos era usado para anunciar a abertura do mercado, avisar quando a cidade era atacada e marcar o tempo. A troco de 8€, poderá explorar a parte interna da torre composta por seis andares ligados por uma escada em caracol com 256 degraus, com uma interessante coleção de carrilhões do terceiro andar, o mecanismo que controla os sinos no quinto andar e a câmara dos sinos no último andar, que tem uma vista panorâmica de 360º espantosa sobre a cidade de Ghent

Gulden Draak Bierhuis Porto - Cervejaria Belga Porto - Craft Beer Shop - Cerveja Artesanal
Gulden Draak Bierhuis Porto - Cervejaria Belga Porto - Craft Beer Shop - Cerveja Artesanal

Partilhe este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

2 × cinco =


error: Content is protected !!
× Bem-vindo, precisas de ajuda?